A V.tal, referência em infraestrutura digital, deu um passo importante para expandir sua presença no Nordeste ao inaugurar a pedra fundamental do Data Center Mega Lobster, em Fortaleza/CE. Localizado na Praia do Futuro, o novo empreendimento representa um marco no desenvolvimento tecnológico da região. Além disso, a empresa lançou oficialmente sua nova marca especializada em Data Centers, a Tecto, durante uma cerimônia.

O evento contou com a presença de diversas autoridades e executivos de destaque, incluindo Pedro Henrique Fragoso, CEO da Tecto, o Governador do Ceará, Elmano de Freitas, Rogério Piovesan, CTO da Tecto, Salmito Filho, Secretário de Desenvolvimento do Ceará, Rodrigo Nogueira , Secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Vicente Aquino, Conselheiro da Anatel, José Nunes de Almeida Neto, Presidente da Enel Ceará, e o Capitão de Mar e Guerra Anderson Pessoa Valença, Comandante da Capitania dos Portos do Ceará.

Durante seu discurso, Pedro Henrique Fragoso ressaltou a posição estratégica de Fortaleza como um polo de conectividade essencial para o Brasil e a América Latina, reforçando o compromisso da V.tal com a inovação e a infraestrutura robusta. A empresa possui mais de 26 milhões de milhas de fibra óptica submarina, uma das maiores redes da região, o que permite oferecer um ecossistema multirregional de alta conectividade para diversas empresas.

Parceria de sucesso

Em 2023, a Afonso França Engenharia desempenhou um papel essencial ao entregar o Big Lobster, um Data Center com capacidade de 6 megawatts e 5.000m² de área construída. Agora, com a crescente procura por infraestrutura digital, a V.tal inicia a construção do Mega Lobster, que será três vezes maior. Este novo empreendimento, também executado pela Afonso França Engenharia, será um dos mais avançados da região, com capacidade operacional de 20 megawatts, distribuídos em 10 Data Halls – espaços críticos que abrigam os ativos de TI dos clientes, como os racks de armazenamento de dados .

Durante o pico da obra, a Mega Lobster irá gerar mais de 350 empregos diretos e receberá um investimento significativo de R$ 550 milhões. A construção dessa infraestrutura de ponta reforça a importância de Fortaleza no cenário de conectividade global e contribui diretamente para o desenvolvimento econômico e tecnológico da região.

Além de sua alta capacidade operacional, o Data Center será totalmente sustentável, com 100% de energia utilizada proveniente de fontes renováveis. O projeto também contará com um sistema de backup de energia via geradores a diesel e um circuito fechado de água, garantindo eficiência energética e continuidade de serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Conheça mais sobre a obra