Conceito inovador

Na execução de retrofit na Unidade Alto de Pinheiros do Hospital Albert Einstein, Afonso França Engenharia concretiza projeto moderno e sustentável.

O Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) possui uma filosofia bem definida para reformas e inaugurações de novas áreas, ancorada na preocupação de assegurar ambientes mais humanizados a pacientes, visitantes e colaboradores. A integração entre arquitetura, conceitos construtivos, atendimento assistencial, novas tecnologias e humanização é palavra de ordem. Os novos projetos visam sempre contribuir com a melhoria do bem-estar do paciente, integrando o espaço físico com o fluxo de atendimento e facilitando a rotina diária do corpo clínico.

Por conta deste padrão de exigência, a instituição busca no mercado empresas de construção e engenharia aptas a oferecer este padrão de atendimento. Na Unidade Ambulatorial Alto de Pinheiros do Hospital Albert Einstein, a Afonso França Engenharia realizou o retrofit da edificação. “A obra foi dividida em três etapas”, relata Antônio Carlos Marchini, Diretor de Engenharia da Afonso França.

No retrofit da Unidade do Alto de Pinheiros do Albert Einstein, a Afonso França foi responsável por todas as ações do processo de execução de obras civis e de instalações. “Para isso, contamos com toda a expertise de nossos colaboradores e fornecedores parceiros no ramo hospitalar, em que possuímos vasta experiência”, diz Antônio Carlos.

Segundo ele, foram executados os serviços de remoção das instalações existentes, demolição da compartimentação do edifício, adequações estruturais, refazimentos das instalações, acabamentos e revestimentos; concretizando assim a edificação composta de dois subsolos (garagem e área técnica), três pavimentos (recepção, consultórios médicos, área para medição e exames clínicos) e rooftop (área de vivência e área técnica).

“Alguns pontos exigiram maior atenção durante a execução da obra, como o fato de estarmos numa área totalmente residencial que demanda um planejamento logístico que evite impactos no dia a dia da vizinhança, sem prejudicar o cronograma da obra. Isso exigiu analise diária da programação e muita autonomia da equipe técnica residente na obra para tomada de decisões rápidas”, afirma Marchini.

Sintonia

Por tratar-se de retrofit em uma edificação existente, a cada etapa a equipe da Afonso França deparou-se com situações totalmente imprevisíveis que exigiram analise dos riscos, estudos e reestruturação diária da logística de execução da obra e recebimento dos materiais, adequando as práticas a cada circunstância.

No projeto, a Afonso França contou com a experiência e a orientação da engenharia clínica do HIAE para entender o fluxo dos procedimentos, assim como para estabelecer contato direto com fabricantes e consultores de equipamentos médicos específicos. “Nos aprofundamos nas necessidades do cliente para que eles possam receber o que precisam para realizar bem o seu trabalho e, com isso, cumprir a missão de sua empresa. O contato direto entre as diretorias das duas empresas e equipes de engenharia, garantiram que os anseios da arquitetura e as expectativas do cliente fossem atendidos em sua totalidade, tornando a unidade ambulatorial Pinheiros uma referência”, salienta Antônio Carlos.   

Satisfação

O projeto que a Afonso França Engenharia realizou na Unidade Alto de Pinheiros do Hospital Albert Einstein, embora aparentemente convencional, contou com o melhor que o mercado pode oferecer com relação a materiais e equipamentos, mantendo o padrão de excelência da instituição.

“Todos os processos de aquisição e execução da Afonso França têm como premissa a qualidade do produto final, procedência dos materiais e custo compatível ao empreendimento, cabendo ao nosso corpo técnico orientar o cliente sempre que observada alguma incoerência ou inconsistência que possa afetar o resultado final”, afirma Antônio Carlos.

Outro quesito que exigiu preocupação por parte da equipe de engenheiros foi a sustentabilidade. “Gestão ambiental é uma prática corrente nas obras da empresa e boas práticas no controle de consumo de insumos, no reaproveitamento de materiais nobres, bem como a correta segregação e destinação final de resíduos tiveram particular importância nesta obra”, relata Marchini.

De acordo com Antônio Carlos, a realização do projeto de retrofit na Unidade Ambulatorial Alto de Pinheiros demandou uma dedicação e atenção de todos os envolvidos. “O produto final surpreendeu não só o cliente e usuários, mas também os colaboradores da empresa, que mesmo já havendo executado diversas obras no segmento da saúde se surpreenderam com o conceito arquitetônico desse projeto”, confidência.

Matéria Revista Health Arq, edição 30 / 2019

Afonso França sobe de posição no Ranking da Engenharia Brasileira

Construtora avança 10 posições em comparação a edição anterior do ranking.

A Afonso França acaba de ser reconhecida por seus resultados como a 9ª maior empresa de construção pelo Ranking da Engenharia Brasileira: 500 Grandes da Construção, referência no mercado especializado em construção civil.  

Para Cláudio Afonso e Estevam França, sócios-diretores da empresa, o crescimento da companhia foi possível devido à estratégia de crescimento iniciada em 2012, de atuar em segmentos especializados. Isso envolveu o desenvolvimento das equipes e a manutenção da inteligência estratégica na empresa, possibilitando que a cultura da organização ficasse cada vez mais forte. “Sustentarmos essa decisão em anos de retração da economia não foi fácil, mas valeu a pena, afirmam, pois é extremamente gratificante conquistar o reconhecimento do setor. Estar entre as 10 maiores do país é o reflexo de trabalho bem executado, entrega dos melhores serviços para nossos clientes e de gestores cada vez mais eficientes para manter a excelência de nosso trabalho”. 

Um outro aspecto que assume cada vez mais importância na Afonso França é a construção de uma empresa em que as pessoas estejam em sinergia e tenham orgulho de pertencer. “Lutamos pelo crescimento da empresa para que ela possa abrigar e alavancar os sonhos de todos os que nela trabalham; qualquer coisa diferente disso não é o que desejamos para o nosso futuro”, comentam.

Em sua 47ª edição, o Ranking da Engenharia Brasileira reúne as principais empresas do país nos segmentos de Construção, Projetos & Consultoria, Montagem Mecânica e Elétrica, e Serviços Especiais de Engenharia. Lançado em agosto, o ranking é uma das publicações mais aguardadas do setor.

Projeto PUMA II, da Klabin, avança

A esquerda PUMA I da Klabin e a direita obras do Projeto Puma II, ambas na cidade de Ortigueira/PR.

O novo ciclo de expansão da Klabin, a partir do Projeto Puma II, colocará no mercado 920 mil toneladas anuais de papéis. Essa será a capacidade total das novas máquinas que fazem parte dos investimentos da empresa na unidade.

O roteiro da nova planta já está definido e os principais fornecedores contratados. Com isso, a Andritz firmou parceria com a Afonso França Engenharia para as obras civis do Forno de Cal e Caustificação, Caldeira de Recuperação e Caldeira de Força, além do Preparo de Madeiras, pertencentes ao Projeto Puma II, na cidade de Ortigueira-PR.

A Afonso França vem colhendo frutos e se orgulha de ter investido na estruturação de uma célula específica para atender a esse segmento e hoje é exemplo de companhia na construção de fábricas de celulose e papel.

Para atender ao Projeto Puma II a empresa prevê a contratação de aproximadamente 1000 colaboradores. Estevam França, sócio diretor da Afonso França Engenharia, destaca que o setor de celulose e papel é um ramo que está em expansão.

Leia mais

Inovação e trabalho duro: Superando os desafios da economia

Já é consenso entre os que analisam dados econômicos: se não houver investimento em infraestrutura, o PIB do País seguirá tímido. Em 2018, a soma de tudo o que o Brasil produziu, representou um crescimento de apenas 1,1% e o PIB da construção civil amargou um recuo de 2,5% e tais dados estão se repetindo este ano.

A Afonso França tem sido um ponto fora da curva em comparação com a economia brasileira e, nos momentos mais críticos, a melhor receita é trabalho duro e investimento naquilo que tem valor. “Valorizar as pessoas e manter a inteligência estratégica nos quadros da companhia possibilita que a cultura organizacional fique cada vez mais forte”, comenta Estevam França, sócio-diretor da empresa.

Espaços de participação possibilitam o envolvimento e viabilizam a sinergia entre as pessoas, criando uma atmosfera contributiva entre todos, com o objetivo de se fazer sempre mais e melhor. O quadro de colaboradores da Afonso França é diversificado, com pessoas de várias gerações. O desafio é conseguir o engajamento perfeito, combinar as qualidades naturais de cada geração, equilibrar o papel de cada membro dentro da equipe e, com isso favorecer a integração de todos.

“Austeridade, planejamento, comunicação e busca constante por inovação são a estrutura na qual temos apoiado a gestão da empresa nos últimos anos e que nos deixarão preparados para anos promissores que antevemos pela frente”, diz França.

Modernização de hotel em Copacabana

Hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana

Foi em terras cariocas, mais especificamente na praia de Copacabana que a Accor Hotels decidiu abrir o primeiro hotel da rede Fairmont Hotels & Resorts na América do Sul. O projeto elaborado por renomados arquitetos e designers foi executado pela Afonso França Engenharia que, mais uma vez, consolida-se no mercado com obras que exigem alto desempenho técnico.

“Esta obra representa mais um passo importante na atuação da Afonso França Engenharia e no fortalecimento de nosso portfólio” comenta Antônio Carlos Marchini, Diretor de Engenharia da Afonso França.

O hotel terá 375 apartamentos totalmente renovados, centro de convenções para mil pessoas em formato auditório e 13 salas para reuniões. A reforma contemplou uma nova área de piscina com lounges privativos, spa de alto luxo com cabines individuais e para casais e, tudo isso, com a maravilhosa vista da Praia de Copacabana.

A rede Fairmont Hotels & Resorts possui um porfólio mundial com mais de 75 hotéis de alto luxo e a abertura da nova unidade no Rio de Janeiro vai ao encontro da estratégia global da empresa em expandir seus negócios em potenciais mercados.

De acordo com dados divulgados pela Associação de Hotéis do Rio de Janeiro, o primeiro semestre de 2019 está sendo bastante positivo para o turismo da capital fluminense onde a taxa de ocupação alcançou 76,12%, superando os 57,98% de igual período em 2018.

VEJA MAIS