No finalzinho do mês de agosto de 2019, era colocada a primeira estaca da Linha de Fibras do Projeto Puma II, dando início à construção civil da planta. De lá para cá, a Linha de Fibras veio acumulando diversos marcos importantes em sua construção, nada mais justo para uma planta tão importante do projeto.
É na Linha de Fibras que o cavaco recebido pelo preparo de madeira é processado e transformado em celulose e posteriormente enviado às Máquinas de Papel para serem transformados em papel.
Vamos conferir aqui nas fotos como foi essa evolução?
Ainda tem mais! Na trajetória da Linha de Fibras, podemos lembrar, por exemplo, das grandes peças do Digestor e Impbin que chegaram em agosto de 2020. Uma delas, inclusive, passou por dificuldades no transporte, que coincidiu com o chamado ciclone bomba, que atingiu o estado naquele período.
Em março deste ano, houve o último grande içamento da Linha de Fibras. As peças içadas, que pesam em torno de 42 toneladas, faziam parte do costado da Torre de Alta Densidade da Linha de Fibras. Esta Torre, também chamada de Torre HD, é o local em que a polpa de celulose pronta fica estocada para ser transformada em papel. Completo, o equipamento tem um volume de 7 mil metros cúbicos com 46 metros de altura, equivalente a um prédio de 15 andares.
Recentemente, em abril, a Klabin iniciou o Teste Hidrostático da planta, em que os componentes de um sistema, como tubos e vasos de pressão, são testados por meio do enchimento e pressurização com água. Vale lembrar que este teste ainda aproveitou os conceitos de sustentabilidade que a Klabin tanto preza, já que o volume de água utilizado no teste do digestor foi reaproveitado para encher outros tanques e equipamentos que necessitassem de água para os testes.
Para o coordenador da Linha de Fibras, Cosmo Denerval Júnior, esse caminho foi um desafio que só trouxe boas experiências. “Fazer parte de uma montagem complexa em meio a uma pandemia foi algo inesperado”, ressalta Cosmo. “As atividades precisaram ser revistas para atender os padrões de qualidade e prazo. Só temos a agradecer a todos os envolvidos”, finaliza.
É isso aí! Parabéns a toda equipe da Afonso França presente na fase civil da obra da Linha de Fibras e toda a equipe das obras do Projeto PUMA II.
(Fonte: projetopuma.klabin.com.br) – Aprovada publicação pelo Departamento de Comunicação Puma II Klabin
© Copyright 2021 – Todos os direitos reservados à Klabin