A melhoria contínua hoje faz parte de qualquer área profissional, e não podia ser diferente na construção civil. O conceito de lean construction ou “construção enxuta” entrou para ficar.

Mas o que é exatamente o Lean Construction?

O Lean Construction deriva diretamente da metodologia Lean. O Lean é um tipo de gerenciamento que visa evitar desperdícios de tempo, verba, mão-de-obra, etc., empregando apenas o estritamente necessário para a realização de um determinado trabalho, etapa ou processo.

O Lean Construction é o Lean adaptado a construção civil, ou seja, uma metodologia que torna os processos civis ágeis, eficientes e que reduz os desperdícios na obra tornando a construção mais enxuta e, esta abordagem, já faz parte do dia a dia de muitos profissionais da área. Quando se adota o Lean temos uma visão focada em planejamento e controle e, neste caso, o canteiro de obras e o processo de produção tornam-se organizados, focados e com eficiência maximizada e custo reduzido

O primeiro passo é conhecer os 5 princípios do Lean Construction:

  1. Agregar valor para a construção,
  2. Eliminar tudo aquilo que não acrescenta aos processos e para a obra (objetivo final),
  3. Otimizar o tempo,
  4. Reduzir variações (seja de fornecedor, de material, de valor),
  5. Tornar os processos transparentes (seja no sentido de transparência nas informações e no sentido prático de tornar o ambiente da obra livre de empecilhos e obstáculos).

O conceito de Lean deve ser usado desde o início da cadeia, na elaboração das propostas técnicas e comerciais até a execução efetiva das obras. Como dito anteriormente, vale recitar o mantra abaixo:

“O conceito de Lean visa reduzir desperdícios, sejam eles em relação a custo, prazo ou outras disciplinas. O engajamento deve permear por toda a cadeia, incluindo os subcontratados e seus colaboradores”

Quando cada um entende o seu papel e a sua participação no processo inteiro, a chance de comprarem a ideia é maior.

Um exemplo utilizado pode ser a execução de fechamento internos e externos de um prédio residencial. A equipe de alvenaria estava acostumada a seguir a ordem do relógio (horário) e executar as paredes, quando entenderam que se fizessem primeiro os fechamentos externos e depois iniciassem os internos, não teriam acréscimo nenhum de atividade, mas em compensação o prédio seria fechado antes o que daria redução no custo de proteções coletivas e também seriam antecipados serviços internos que dependem de estanqueidade, compraram logo a ideia. A obra poderia ser entregue antes, sem que houvesse acréscimo de trabalho, apenas com ajuste nas prioridades de execução.

Portanto o conceito do Lean é fazer com mais planejamento e foco nas necessidades, buscando um diferencial. Outros exemplos:

  1. Utilização de caminhões maiores para o transporte de materiais, diminuindo o número de viagens e o valor gasto com essa atividade.
  2. Manter a organização do canteiro de obras de maneira a facilitar a movimentação dos trabalhadores e a utilização dos materiais.
  3. Evitar retrabalhos com a implementação de acompanhamentos das etapas dos processos com controles de indicadores da obra.
  4. Eliminar os desperdícios materiais através da elaboração de modelos padrões de consumo destes materiais nas obras.

Por fim, o Lean nos proporciona:

  1. Aumento na produtividade
  2. Foco no que é valor
  3. Redução de desperdícios diversos
  4. Satisfação do cliente

Texto escrito por: Monica Maculevicius Ferreira
Gerente de Engenharia, Projetos e Propostas
PMP desde 2009 – Credential #1260133
fev. 2022