Vamos falar sobre gestão de riscos e como trabalhar os riscos em seu projeto.

O que é um risco?!

  1. Em gerenciamento de projetos, uma definição de risco muito aceita é que são problemas que podem ou não acontecer dentro de um projeto, mas é necessário pensar neles para que sejam tomadas as devidas providências caso ocorram. Por isso, em gestão de projetos, o gerenciamento de riscos não pode ser negligenciado. (Fonte Google)
  • Um risco de projeto é uma incerteza (positiva ou negativa) que, se ocorrer, afetará pelo menos um objetivo do projeto. (Fonte Google)
  • Um risco é qualquer coisa, desconhecida ou incerta, que possa impedir o sucesso. Geralmente, um risco é qualificado pela probabilidade da ocorrência e pelo impacto que pode causar no projeto, caso ocorra. (Fonte Google).

Analisando os conceitos acima, identificamos que todo e qualquer projeto tem ou terá um risco associado a ele. Mas como identificar? Como entender? Como tratar?

Os riscos podem ser:

  1. Físicos;
  2. Econômicos;
  3. Sociais;
  4. Ambientais;
  5. Jurídicos;
  6. e de muitas outras naturezas.

Entrando na área da construção civil, identificamos:

1) Riscos relacionados a etapa da concepção, elaboração e execução do projeto e de seu monitoramento e controle, bem como do seu encerramento. Ou seja, durante o ciclo de vida do projeto nos deparamos com riscos já identificados e riscos que podem surgir.

Quando começamos um projeto ou proposta, devemos mapear o que chamamos de riscos qualitativos.

Risco qualitativoé a probabilidade de um risco ocorrer e seu impacto sobre os aspectos organizacionais pertinentes como financeiro, reputação e partes envolvidas no projeto. Um problema com a avaliação qualitativa é que ela é altamente tendenciosa, tanto em termos de probabilidade quanto em consequência. Quanto antes identificarmos um risco e sua probabilidade de ocorrer, melhor será para o projeto e para a organização.

Risco quantitativo é o risco analisado e baseado em dados e fatos existentes. Muitas vezes é mensurável e conseguimos prever a ocorrência e, com isso, temos diversas maneiras de calcular valores a esses riscos em termos monetários torando os seus resultados úteis para o processo de análise e decisão como um todo. 

Como tratar o risco?

Uma vez que o risco foi identificado e mensurado, torna-se necessária a definição das medidas de tratamento que serão implementadas:

  1. Aceitar: Significa aceitar sem fazer nada a respeito.
  2. Mitigar: Esta opção é a mais comum e inclui a implementação de controles. Normalmente é a melhor solução, mas sempre devemos analisar o todo e tomar a decisão em conjunto com a alta diretoria da empresa.
  3. Transferir: Transmitir o risco para a outra parte ou não considerar pontos importantes no projeto para, então, solucioná-los posteriormente. Essa ação pode baratear o orçamento, porém, os prejuízos podem ser altíssimos.
  4. Evitar: Não realizar atividades que iminentemente trarão riscos.

Analisar, parar, pensar, repensar, avaliar riscos e revisitar check-points é fundamental para o sucesso do projeto.

Pense, reflita e siga em frente!

Texto escrito por: Monica Maculevicius Ferreira
Gerente de Engenharia, Projetos e Propostas
PMP desde 2009 – Credential #1260133 – Especialista em Gestão de Projetos
Setembro. 2022