A Gestão de Projetos é sempre um grande desafio nas empresas, especialmente, naquelas que baseiam suas atividades, seus processos e o seu retorno financeiro no sucesso destes projetos. Saber direcionar os esforços da empresa com eficiência e tomando decisões assertivas, deve ser sempre o direcionamento da empresa.
Tradicionalmente o Gerenciamento de Projetos segue os princípios do PMI consolidados no PMBook. Esta metodologia tem como vantagens:
1. Gestão de custos eficiente
2. Padronização de processo
3. Controle do ciclo de vida
4. Qualidade na entrega e no resultado
5. Satisfação do cliente
Ao mesmo tempo que apresenta essas vantagens, o modelo torna-se mais rígido e menos flexível e são pontos de atenção durante o projeto. Por este motivo, muitas empresas estão há alguns anos migrando para as metodologias ágeis de gestão de projetos que apresentam maior flexibilidade e parceria com os clientes. As metodologias ágeis envolvem Scrum, Kanban e Lean.
A metodologia ágil tem como premissa entregar maior rapidez para os processos e para a finalização das tarefas envolvidas, entregando sobretudo a melhoria contínua com um fluxo de trabalho mais dinâmico e flexível. Isso é feito através de uma simplificação dos processos tornando-os mais ágeis e participativos desde o início do projeto estendendo-se até a entrega dele.
Destacamos neste processo o princípio da melhoria contínua e a cooperação entre os envolvidos no projeto. Com isso ocorre:
1. Melhoria de performance
2. Maior participação e satisfação dos clientes
3. Diminuição de erros
4. Integração
5. Melhores resultados
O modelo ágil de gerenciamento de projetos tem o seu foco em seus três pilares: Transparência, Acompanhamento e Monitoramento, e não podemos esquecer a capacidade de adaptação e Implementação de Melhorias quando necessário.
Pense, reflita e siga em frente!
Texto escrito por: Monica Maculevicius Ferreira
Gerente de Engenharia, Projetos e Propostas
PMP desde 2009 – Credential #1260133 – Especialista em Gestão de Projetos
Janeiro. 2023