Vamos falar sobre gerenciamento de projetos, assunto tão em moda hoje em dia, mas que na verdade já ouvimos falar desde muito tempo atrás.

Se você trabalha com gerenciamento de projetos, sendo em projetos de construção civil, projetos complexos, criação de uma nova empresa ou um novo departamento. Seja qual for a sua área, entender sobre a melhor maneira de gerir é essencial para o sucesso e objetivo final independente da metodologia aplicada como PMI/ PMBOK ou AGILE ou tantas outras.

Abaixo preparamos um breve relato das áreas de conhecimento que são trabalhadas desde a iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle até a finalização do projeto. Boa leitura!

1- Gestão da integração

Integração – unir, focar esforços em algo, identificar objetivos, conflitos, interferências entre as demais áreas de conhecimento.  Aqui temos um grande ponto crítico no sucesso do projeto: Como gerir e integrar todas as demais áreas e garantir o foco comum e o sucesso do projeto?

2- Gestão do escopo

Como gerir escopo sem entender qual é o escopo? Quando falamos em elaborar uma proposta precisamos entender o que é o nosso escopo e o que o cliente deseja. É entender, definir, controlar e saber identificar o que é projeto versus produto.

3- Gestão do cronograma

O gerenciamento do cronograma inclui entender quais as tarefas são necessárias a serem executadas no projeto. Estimar as tarefas, os recursos, as durações, as dependências e as relações envolvidas no projeto, garantirá o encerramento no prazo acordado.

4- Gestão dos custos

Entender a gestão do custo, a estimativa inicial, o orçamento, o controle e saber identificar pontos que possam afetar o custo, certamente, chegaremos ao custo esperado pelo cliente. Na construção civil envolve desde a primeira estimativa ao orçamento básico e executivo e, também, a gestão de custos durante a execução da obra.

5- Gestão da qualidade

Não há projeto sem levar em conta o ponto principal do tripé – a qualidade. A qualidade envolve desde os objetivos, normas, políticas, e principalmente o que se espera de maneira que o projeto satisfaça às necessidades do cliente. Palavra-chave: a melhoria contínua dos processos.

6- Gestão dos recursos do projeto

Significa como organizar e gerir as equipes envolvidas e entender a função de cada um. Extrair o que se espera de cada um, motivar, envolver a equipe, explicar o objetivo e criar engajamento de todos. Tarefa fácil? Não!  Tarefa impossível? De jeito nenhum!

7- Gestão da comunicação

É necessário assegurar que todos os envolvidos tenham acesso à informação sem restrição e interferências. Saber explicar, ouvir e disseminar as informações é essencial para o ótimo desempenho da equipe.

8- Gestão de riscos

Identificar os riscos, qualitativos e quantitativos, identificando quais ações serão tomadas, mitigará problemas maiores. O sucesso depende do seguinte entendimento: Onde estamos? Quais são os nossos pontos de atenção e riscos? Quais são as oportunidades?

9- Gestão de aquisições

Como comprar e gerir o processo de compra? A gestão dos contratos e o engajamento da equipe de suprimentos é o sucesso de toda essa importante cadeia.

10- Gestão das partes interessadas

Os famosos stakeholders. Manter contato, gerir e incluí-los nas tomadas de decisões haverá maior chance do sucesso do projeto.

Vale lembrar que temos vários modos de pensar em gestão de projetos. O importante é sempre investir em conhecimento e multiplicar com a equipe. Esta é a chave do sucesso.

Texto escrito por: Monica Maculevicius Ferreira
Gerente de Engenharia, Projetos e Propostas
PMP desde 2009 – Credential #1260133
jan. 2022