A resposta é: SIM! Alguns cuidados devem ser tomados e alguns passos devem ser seguidos antes de tentar ligar novamente, pois as chances de recuperação são grandes com uma simples limpeza e secagem correta.

Abaixo listamos algumas recomendações para auxiliar a todas as pessoas que tiveram suas casas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, nas quais podem trazer um alto índice de sucesso na recuperação dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos molhados.

Desligado na tomada

O aparelho estava desligado da tomada? Ótimo, as chances de recuperação são maiores e de forma simples, em muitos casos sem a necessidade de assistências especificas, para os casos que não há recursos financeiros para levar em uma.

Ligado na tomada

O aparelho estava ligado na tomada e com energia ligada ou ligado através de bateria (como notebook, por exemplo)? Se sim, talvez seja necessária uma assistência técnica especializada, pois muito provavelmente os circuitos entraram em curto.

Lembrando que na dúvida, não se arisque a mexer e chame um técnico especializado para melhor avaliação e solução do problema.

Primeiros passos

Não tente ligar o equipamento sem antes realizar a completa limpeza interna e externa, bem como completa secagem de tudo, especialmente os circuitos eletrônicos, contatos elétricos, dentre outras partes.

Instruções gerais

1 – Desmontar todas as partes do equipamento, utilizando ferramentas adequadas e anotando para posterior remontagem;
2 – Lavar todas as partes com água corrente e sabão neutro, esfregando com escovas macias as partes mais sensíveis, e ao final enxaguar bem, não deixando nenhum resíduo de sujeira e/ou sabão;
3 – Por fim deixe secar bem, se necessário por dias, ou utilize sopradores térmicos em potência baixa/média, de forma que estejam muito bem secos, sem qualquer umidade presente;
4 – Por fim remonte o equipamento e deixe mais alguns dias sem ligar, para garantir total secagem;
5 – Jamais ligue o equipamento aberto ou coloque a mão em partes energizadas, e certifique-se que todas as partes, principalmente elétricas e eletrônicas estão completamente secas, se não, o risco de curto-circuito é grande;
6 – Seguindo as orientações anteriores, o índice de sucesso na recuperação do equipamento é grande, com tanto que ele não tenha sido energizado enquanto molhado.

Passos específicos

Para alguns equipamentos em especifico, separamos mais algumas dicas, que podem facilitar o trabalho de recuperação

Geladeira

O compressor (motor) é selado, por tanto uma limpeza externa, pode ser o suficiente, além da limpeza dos demais componentes (placas, reles etc), conforme instruções gerais;

Máquina de lavar

O motor neste caso, não é selado e deve ser limpo também em todas as partes, de preferência com pressão de água (máquina a jato). Limpar os tambores internos e todos os compartimentos é muito importante, especialmente as resistências de máquinas do tipo lava e seca, para os demais componentes, placa eletrônicas, painéis etc, seguir as instruções gerais;

• TVs, computadores

A limpeza destes equipamentos é um pouco mais delicada e requer mais paciência, devido aos diversos componentes eletrônicos sensíveis e a tela, tendo que desmontar minunciosamente, mas é recuperável, desde que seja muito bem limpo e seco;

• Notebook, Tablets

Para equipamentos com bateria, o índice de recuperação cai bastante, uma vez que a bateria fornece energia ao equipamento e pode ter fechado curto nas placas com o contato da água e outros materiais (como barro por exemplo), mas é possível tentar fazer a limpeza e secagem, para posterior teste, porém é muito importante que a bateria seja removida com muito cuidado antes de qualquer procedimento, para estes equipamentos recomenda-se levar na assistência técnica especializada independente da condição.

Importante:

As informações nesta cartilha são orientações gerais, solidárias, porém devem ser feitas em ambiente seguro (limpo, seco) e com as ferramentas adequadas, e mais importante, seguindo as normas de segurança. Jamais se arrisque a mexer na dúvida, principalmente com equipamentos elétricos, as quais trazem riscos se não bem manuseados, portanto nenhuma orientação exclui a importância de um técnico qualificado para realizar os devidos reparos e limpeza.

Se você deseja ajudar as famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, doe para o Instituto Afonso França em parceria com a LBV clicando aqui.

Elaborado por: Wiliam Penteado