A construção civil desempenha um papel fundamental na sociedade, pois é responsável pela criação de espaços habitáveis e infraestruturas necessárias para o desenvolvimento das cidades. No entanto, esse setor também tem sido historicamente associado a impactos negativos ao meio ambiente, como o consumo excessivo de recursos naturais, a geração de resíduos e a poluição.

Diante dos desafios ambientais que enfrentamos atualmente, tornou-se imprescindível repensar e transformar as práticas da construção, de modo a minimizar seu impacto e promover ações sustentáveis. Nesse contexto, temos nos destacado como uma empresa comprometida com a busca das melhores soluções socioambientais.

Ações sustentáveis na construção são fundamentais para garantir um futuro mais verde e preservar o meio ambiente para as gerações futuras e, por isso, implementamos uma série de medidas e práticas sustentáveis. Confira:

PROCEDIMENTOS E CONTROLES AMBIENTAIS:

  • Manejo de fauna no canteiro de obras: Define as ações a serem tomadas em caso da presença de animais nos canteiros de obras;
  • Gestão de água e efluentes: Estabelece a sistemática para monitoramento dos indicadores ambientais de consumo de água e geração de efluentes;
  • Manuseio de kit de emergência ambiental: Estabelece a sistemática para minimizar, mitigar ou eliminar os impactos ambientais na obra, decorrentes de derramamentos e vazamentos de produtos químicos no solo (solventes, tintas, combustíveis, graxas, óleos, entre outros);
  • Gestão de energia: Estabelece a sistemática para monitoramento dos indicadores ambientais de consumo de energia;
  • Gestão de resíduos: Apresenta instruções para o gerenciamento de resíduos e estabelece os indicadores ambientais de gerenciamento de resíduos sólidos;
  • Gerenciamento de aspectos e impactos e requisitos legais: Contempla a identificação das atividades realizadas e seus respectivos aspectos e impactos ambientais, com classificação, legislação pertinente, ações e controle necessários e respectivos responsáveis pelas ações e controles;
  • Avaliação do teor de fuligem – fumaça preta: Define a metodologia de avaliação do teor de fuligem no gás de escapamento de motores a diesel (Fumaça Preta), utilizando a escala de Ringelmann reduzida;
  • Abastecimento de máquinas e equipamentos: Estabelece as condições de segurança
    operacional para o abastecimento de máquinas e equipamentos no canteiro de obras;
  • Monitoramento do ruído ambiental: Estabelece o método de avaliação e monitoramento do ruído ambiental e do conforto acústico no entorno da obra, com o propósito de prevenir a poluição sonora, principalmente nos perímetros que confrontam com a comunidade circunvizinha;
  • Armazenamento, manuseio e descarte de produtos químicos ou perigosos: Estabelece e determina as regras gerais para a entrada, armazenamento, manuseio, sinalização e descarte de produtos químicos e/ou perigosos nos canteiros de obras.

Outro ponto importante é a gestão adequada dos resíduos gerados durante as obras. Investimos em práticas de reciclagem e reutilização de materiais, reduzindo a quantidade de entulho destinado a aterros sanitários. Além disso, adotamos técnicas de construção que visam reduzir o desperdício de materiais e o uso de tecnologias avançadas de gestão de projetos.

É possível e necessário que construção civil e meio ambiente caminhem juntas em busca de um desenvolvimento mais sustentável. Por isso, nossos programas ambientais são fundamentais para minimizar o impacto ambiental e contribuir para a preservação dos recursos naturais.

  • Plano de atendimento à emergência: As emergências ambientais estão contempladas no PAE e os treinamentos e simulados de emergência médica e ambiental são previstos conforme cronogramas elaborados de acordo com o tempo da obra.
  • Plano de gestão de resíduos da construção: Gerencia e controla as empresas que prestam serviço de retirada, transporte e destino final dos resíduos gerados nas obras, através do monitoramento de suas licenças ambientais.
  • Plano de gestão ambiental: gerencia e controla as estratégias ambientais implantadas, em cada obra, para atendimento dos objetivos e metas de gestão ambiental definidas no planejamento estratégico.

A conscientização e a capacitação dos colaboradores também são aspectos valorizados. Por isso, promovemos treinamentos e programas de educação ambiental, visando disseminar boas práticas e estimular a reflexão sobre a importância da sustentabilidade na construção civil. Essa abordagem contribui para a formação de uma cultura organizacional voltada para a preservação do meio ambiente.

Confira mais ações socioambientais:

Através dessas iniciativas, demonstramos que é possível construir edifícios e infraestruturas sem comprometer o meio ambiente. Ao unirmos a preocupação com a sustentabilidade e a qualidade dos projetos, provamos que é viável e desejável que a construção civil e o meio ambiente caminhem juntos.