1. CONTE SUAS VITÓRIAS

Todos os dias, coloque no papel uma lista de tudo que você fez bem, inclusive as menores vitórias. Assim, seu cérebro ficará focado nas suas realizações e vai amplificar essas memórias, revivendo-as enquanto você escreve. Isso ajuda a reforçar hábitos saudáveis e a desenvolver uma apreciação mais ativa do que acontece de bom e das suas conquistas diárias.

  1. CONCENTRE-SE NAS SOLUÇÕES

Se você estiver obcecado em um problema, se sentindo negativo ou com dúvidas, mude seu foco perguntando: o que eu poderia fazer de diferente para melhorar essa situação? Substituir o pensamento focado no problema pelo pensamento focado na solução fornece, na mesma hora, uma sensação de avanço, de que há possibilidades e esperança para enfrentar aquela questão – os fundamentos do otimismo.

  1. CERQUE-SE DE OTIMISMO

Uma das formas mais fáceis de se manter otimista é pensar nas influências ao seu redor. A negatividade é contagiosa, mas, felizmente, emoções positivas também podem ser! Tente passar mais tempo com pessoas otimistas. Elas irão apoiá-lo, adicionar energia a sua rotina e podem ajudá-lo a fazer uma mudança construtiva de perspectiva quando tiver uma situação difícil pela frente.

  1. FILTRE AS NOTÍCIAS

Convenhamos: bastam cinco minutos de noticiário pela manhã para mudar o humor de qualquer pessoa. É tanta negatividade que fica difícil não ter uma visão sombria do mundo. Tente limitar o consumo de notícias, fazer um filtro do que e a que horas você consome. Depois, desconecte-se e dedique algum tempo a realizar atividades que ajudem a manter sua saúde e uma perspectiva positiva.

  1. NÃO TENTE PREVER O FUTURO

Quando algo não sai como o esperado, o otimista tende a ver o ocorrido como um fato isolado. Já os pessimistas procuram padrões de má sorte e pensam “se aconteceu uma vez, acontecerá novamente”. Isso não é necessariamente verdade. Lembre-se: o que quer que não tenha saído conforme o planejado não é um fracasso definitivo. Se aconteceu uma vez (ou mais), não significa que vá acontecer novamente.

  1. RECONHEÇA O QUE NÃO PODE CONTROLAR

Se perder o emprego, por exemplo, não há muito o que possa fazer sobre o fato de ter sido demitido. Por outro lado, você pode decidir se tomará medidas para encontrar um novo cargo, se aproveitará para se aprimorar nos estudos ou se prefere remoer a perda. Investir no autoconhecimento, fazendo psicoterapia, por exemplo, é uma ótima maneira de aprender a combater a tendência de repetir um padrão de pensamento negativo.

  1. NÃO FECHE OS OLHOS PARA AS DIFICULDADES

Fazer um esforço para ser mais otimista não significa andar por aí usando óculos cor-de-rosa. Viver em um mundo de fantasia, negando a realidade, é prejudicial e perigoso. De nada adianta pensar positivo sobre encontrar o trabalho dos sonhos se você não criar as condições para que isso ocorra. Por isso, é importante reconhecer o que aconteceu de negativo, ser realista, e, a partir disso, resolver os problemas. Alie o seu otimismo à ação.