A Andritz e Afonso França, realizaram no dia 26/10/2019 o processo de concretagem da base do tambor descascador da Linha 5, equipamento do Preparo de Madeira. Esse é o maior volume de concretagem do Projeto Puma II da Klabin, utilizando aproximadamente 750 m³ de concreto.

Por meio de uma plataforma de acesso, uma equipe alimentava continuamente os caminhões betoneiras com gelo, transportado em três carretas climatizadas.

Enquanto no Projeto Puma I a ação foi realizada em duas etapas, dessa vez aconteceu em uma única etapa. O processo é de alta complexidade pois nesse tipo de concretagem é necessário manter o concreto a uma temperatura entre 18°C e 20° C, para evitar trincas na base. Para garantir essa temperatura, foram utilizadas cerca de 70 toneladas de gelo misturadas ao concreto.

Foram necessários 95 caminhões de concreto para a finalização do processo. O primeiro caminhão entrou na obra por volta das 5h40 e o último chegou ao Puma II às 16h00.

A concretagem foi sucesso absoluto, devido ao excelente trabalho em equipe de todas as empresas envolvidas no processo, cada uma delas com equipes dedicadas.

(Fonte: Andritz)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *