Algumas obras se tornam referência para qualquer engenheiro, quer seja pela tecnologia inovadora empregada, pela complexidade do projeto ou pelas adversidades climáticas e topográficas encontradas no processo de construção. Destacamos algumas das obras mais incríveis da engenharia que você precisa conhecer!

1. Eurotúnel

Essa obra incrível não poderia ficar de fora da lista, não só pela sua complexidade, mas também pelos benefícios que trouxe para a sociedade. Construído por engenheiros franceses e ingleses e inaugurado em 1994, o túnel liga Folkestone, no sul da Inglaterra, a Coquelles, no norte da França. O projeto tem o mais longo trecho submerso do mundo: são 50,5 km de extensão, sendo 38 km abaixo do mar. Cerca de 13 mil pessoas trabalharam na obra, que levou seis anos para ser concluída. E nada mais do que 11 escavadeiras tipo “tatuzão” foram utilizadas num ciclo de escavação e revestimento! Demais, não é?

2. Ilhas Artificiais de Dubai

O processo de construção das Ilhas de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, impressiona qualquer amante da engenharia. Construído por uma empresa holandesa em parceria com a incorporadora Nakheel Properties, o projeto tem como finalidade expandir a costa do país e alavancar o turismo. O arquipélago é formado por três ilhas que podem ser vistas do espaço! Antes do início da construção, foram levados em consideração fatores como a força das ondas na região, as marés, os ventos e até mesmo os efeitos do aquecimento global. A estrutura das ilhas foi fundada por um processo de dragagem: as dragas retiraram a areia do fundo do mar e depositaram em camadas até atingir a altura ideal. Nesse processo, só na ilha Palm Jumeirah (a menor de todas e a primeira a ser construída) foram utilizados 94 milhões de metros cúbicos de areia, o suficiente para erguer uma parede de 2,5 metros ao redor da Terra!

3. Projeto Olmos

Considerada uma das mais complexas obras de engenharia do mundo, o projeto de irrigação Olmos – localizado na região de Lambayeque, no Peru, e idealizado e construído pela Odebrecht – enfrentou condições adversas da natureza para ser concretizado. A construção de um túnel sob a cordilheira dos Andes, com mais de 20 km de extensão, foi um dos principais desafios, já que as escavações chegaram a 2.000 metros abaixo da superfície da montanha e estavam sujeitas a condições geográficas e geológicas imprevisíveis. Trata-se do segundo túnel mais profundo do mundo! A transposição do Rio Huancabamba, realizada pela Odebrecht Engenharia & Construção, transformou uma região extremamente árida em um dos principais polos agroindustriais do Peru.

4. Usina Hidrelétrica de Itaipu

Essa gigante obra brasileira merece um lugar especial na lista, não só pelas questões relacionadas à engenharia, mas também pelos desafios diplomáticos, já que a hidrelétrica foi construída na fronteira do Brasil com Paraguai e envolveu um consórcio com várias empresas, como a própria Odebrecht. Além disso, os números impressionam: foram 16 anos de trabalho, 30 mil pessoas envolvidas no projeto e 12,5 milhões de metros cúbicos de concreto utilizados, o suficiente para a construção de mais de 200 estádios de futebol! Hoje Itaipu é a maior hidrelétrica do mundo em produção acumulada de energia: desde quando começou a operar, em maio de 1984, já gerou mais de 2,4 bilhões de megawatts-hora.

5. Viaduto de Millau

A Ponte de Millau, no sul da França, é conhecida não só pela sua grandiosidade, mas também por sua elegância. Trata-se da mais alta ponte rodoviária do mundo, com 343 metros de altura, projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês especializado em pontes Michel Virlogeux. Ela é toda suportada por cabos, pesando 36 mil toneladas, o que não é considerado pesado para seu tamanho, e eis o segredo: boa parte da estrutura foi construída com aço, material leve e resistente a variações de temperatura. A construção do tabuleiro da ponte foi realizada em solo e depois deslocada de torre em torre via sistema hidráulico.

6. Canal do Panamá

Não é à toa que o Canal do Panamá também é chamado de 8ª maravilha do mundo. Elaborada por franceses e americanos, essa grande obra de engenharia revolucionou o transporte marítimo mundial, unindo o oceano Atlântico ao Pacífico. O que antes era uma viagem cara e extremamente longa em volta do continente sul-americano se reduziu a uma travessia de apenas 81km de extensão, com duração de 10 horas. Os navios passam por três eclusas: Miraflores, Pedro Miguel e Gatun, e um sistema engenhoso baixa as embarcações utilizando a gravidade. Em média 42 navios cruzam o Canal do Panamá por dia, quase 15 mil por ano.

7. Museu do Amanhã

Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, foi uma obra muito desafiadora para a equipe da Odebrecht Engenharia & Construção, devido à complexidade do projeto. Como cada uma de suas curvas é única e não se repete, os engenheiros tiveram que elaborar diversas maquetes e simulações em 3D para garantir encaixes perfeitos e um acabamento digno de obra de arte. O maior desafio foi trabalhar com diferentes formas do concreto. Numa obra tradicional, pode-se usar a mesma forma de concretagem de 8 a 10 vezes. Já na obra do Museu do Amanhã, cada forma só foi usada uma única vez, porque nenhum dos ângulos se repetia. Além disso, o museu foi pensado de trás para frente, com as instalações de tubulação, dutos e abastecimento de água/esgoto embutidas diretamente na própria estrutura de concreto! Mas não é para menos: Santiago Calatrava chegou a fazer mais de 500 esboços em aquarela até alcançar o desenho final do Museu do Amanhã!

8. Burj Khalifa

O prédio mais alto do mundo não poderia ficar de fora. Com 828 metros de altura e 168 andares, o Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, pode ser visto a uma distância de até 95 quilômetros. Só na fundação do prédio, de propriedade do grupo Emaar, foram utilizados 45 mil m³ de concreto, com 192 pilares enterrados a mais de 50 metros de profundidade. Além disso, são 57 elevadores e oito escadas rolantes que transportam as pessoas dentro do edifício. Visto de cima, o Burj Khalifa tem o formato de uma flor-de-lis, símbolo da realeza.

9. Estação Espacial Internacional

E quem disse que uma construção do espaço não pode compor essa lista? Fruto de uma parceria da NASA com várias empresas, a Estação Espacial Internacional é o maior projeto do tipo e a maior estrutura que já orbitou a Terra. Com acomodação permanente para seis pessoas, a função principal da ISS (sigla em inglês) é abrigar astronautas enquanto fazem pesquisas que não podem ser realizadas em nosso planeta, devido à diferença gravitacional. A estrutura pesa mais de 400 toneladas e custou cerca de US$ 150 bilhões para ser construída. Ela pode ser vista a olho nu de vários lugares da Terra!

10. Hidrelétrica de Charcani V

Esse projeto, iniciado em 1979 e concluído em 1987, realizado nas proximidades da cidade de Arequipa, nos Andes peruanos, merece um lugar especial nessa lista devido aos diversos desafios enfrentados durante a sua construção. Cerca de 95% das obras foram subterrâneas, passando por dentro do vulcão ativo Misti, sujeita a abalos sísmicos que chegavam a se repetir 50 vezes em um único dia! Além disso, as equipes trabalharam em meio a temperaturas extremamente elevadas. E para completar, os trabalhos foram realizados a cerca de 4 mil metros de altitude, o que dificultava a questão logística. Superados todos os desafios pela Odebrecht Engenharia & Construção, o resultado foi uma grande obra com 135 MW de potência energética, que atende até hoje, com energia renovável, cerca de 77% da população da segunda maior cidade peruana.

(FONTE: https://www.oec-eng.com/mundooec/pt-br/obras-e-projetos/10-obras-incriveis-da-engenharia_)
Copyright © 2018 – Todos os direitos reservados ao Blog Engenharia & Construção